Trânsito: Novas regras valem em 2009

Mudanças trazem
mais horas de aula
para tirar carteira
de habilitação

Desde o dia primeiro deste ano, novas regras valem no trânsito do País. Por determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), há mudanças para tirar a primeira carteira da habilitação, nos emplacamentos e no uso de faróis de xenônio, além da permissão de multas para carros de consulados e organismos internacionais – identificados por placas azuis.

Agora, para conseguir a carteira, é necessário que o aluno cumpra 45 horas de aulas teóricas, ao invés das 30 anteriores à determinação do conselho. A carga horária das aulas de direção defensiva dobrou, sendo preciso ter 16 horas aula. Os novos motoristas também terão 18 horas sobre legislação de trânsito. As aulas de direção passaram de 15 para 20 horas. Durante as aulas para motociclistas, será possível ter aulas em vias públicas.

Para o diretor-geral do Detran-DF, Jair Tedeschi, as alterações contribuem para tornar o trânsito mais seguro. “Esperamos melhoras com as novas regras, com a carga maior teremos motoristas melhor formados e mais próximos da realidade, principalmente para os motociclistas, que poderão ter aulas na rua, um conhecimento que não havia antes”, afirmou. Embora reconheça o aumento dos preços, por conta da maior carga horária, Tedeschi espera resultado positivo. “O ganho com aprendizagem para os alunos será muito maior do que os custos”.

Mudanças também nos faróis de gás xenônio, que foram restritos a carros com sistema para regular a altura das lâmpadas para pistas com desnível e sobrecarga no porta-malas e limpador – instalados na fabrica do veículo. Para o diretor do Detran, a modificação torna a regulação necessária. “São bons faróis bons, iluminam bem, mas quando são instalados em um veículo representam alteração de característica, o que exige autorização”, disse.

Também por determinação do Contran, deste a última quinta-feira carros e motos devem receber um lacre individualizado ao serem emplacados. Na prática, a medida busca acabar com a clonagem ao reforçar a identificação. Além de levar o mesmo código da placa, o novo lacre possui informações sobre o veículo, como o nome do proprietário, e pode receber chip de rastreamento por satélite.

No DF, o Detran se prepara para aplicar a medida e encomendou 800 mil crachás. Em fase inicial, apenas veículos novos e que precisam de transferência receberão o novo emplacamento, com uma média de 8 mil emplacamentos diários. A partir de 2010, o órgão pretende começar a mudança em toda a frota.

Preço maior, menos matrículas

De acordo com o presidente do Sindicato das Auto-escolas (Sindauto-DF), Wagmar Martins, no Distrito Federal as mudanças para tirar a CNH só devem ser aplicadas a todos os alunos a partir de fevereiro. “Até então trabalharemos com dois casos, os que fizeram exames e iniciaram o processo ainda em 2008, e por isso seguirão a norma antiga, e dos matriculados a partir de janeiro, ensinados com as novas regras”, explica.

Segundo ele, atingir todos os alunos tomará mais tempo devido ao aumento de 40% nas matriculas, durante os últimos três meses de 2008, já que os inscritos nesse período terão doze meses para concluir o processo sob as regras. No entanto, Martins estima que mesmo o aumento no final do ano será insuficiente para conter a queda no número de alunos. “O maior tempo exigido e o preço maior desestimulam novos alunos. Provavelmente, o número de candidatos cairá drasticamente durante o ano, já sentimos movimento fraco em janeiro e esperamos uma queda de 30% na matriculas”, estimou.

O custo total para retirada da CNH no Distrito Federal era de R$700, em média, em 2008. Neste ano, para poder dirigir, o candidato deverá desembolsar ao menos R$1000, de acordo com o Sindauto. Além das aulas práticas e teóricas, os custos incluem exames. médicos e psicotécnicos. Outra mudança nas auto-escolas: a partir deste ano, os alunos de todo Brasil serão educados sobre riscos do álcool e cuidados com motocicletas no transito.

Isaías Monteiro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: